PUB
Recheio 2024 Profissional

Governo manda auditar contas da Porto Vivo antes do pagamento da dívida

Governo manda auditar contas da Porto Vivo antes do pagamento da dívida

Em comunicado enviado esta quarta-feira às redações, a Câmara do Porto questiona a decisão. “Por que razão o Ministério das Finanças – que segundo a Ministra Assunção Cristas autorizou o pagamento da dívida decorrente das contas de 2010 e 2011 – passou a ter dúvidas que nunca teve durante dois longos anos, e resolveu auditar esta semana o que, na passada semana, considerava em ordem e em condições de ser pago? Se está em condições e vai ser pago, para quê a auditoria?”, pode ler-se na nota de imprensa, intitulada “Perseguição ou falta de respeito? Uma simples semana depois: Governo reabre guerra à SRU do Porto”. A autarquia defendeu ainda que “não se pode admitir” que, depois da ministra do Ordenamento de Território ordenar uma auditoria às contas de 2012 da Porto Vivo – SRU, “o mesmo Governo, por determinação da secretária de Estado do Tesouro [tutelada pelo ministério das Finanças], tenha agora também mandado fazer auditorias às contas de 2010 e 2011 – precisamente as que obrigam o Governo a pagar o que, há muito, deve”.
“Se as contas de 2010 e 2011 já foram, há muito, devidamente aprovadas, se o Governo ao longo dos anos nunca negou essa dívida e se, ainda na passada semana, veio afirmar perentoriamente que a ia pagar, qual a razão para, volvida apenas uma semana, reabrir a ‘novela’ e mandar auditar o que, até hoje, não só nunca lhe ofereceu dúvidas, como mereceu inclusive o voto favorável na assembleia-geral?”, questiona o município.
De recordar que, na passada quinta-feira, o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, afirmou esperar que o Governo pague a dívida à SRU “sem que isso signifique uma grande festa”, defendendo que o Executivo tem vindo a mostrar “desrespeito pelo próprio país”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce