PUB
Recheio 2024 Institucional

Governo declara situação de alerta devido a incêndios

Governo declara situação de alerta devido a incêndios

Face às previsões meteorológicas, o Governo declarou, na terça-feira, a Situação de Alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre a 00h00 de quarta-feira e as 23.59 de domingo, para todo o território continental.

Segundo a TSF, um despacho do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura refere que a Proteção Civil determinou a passagem de estado de alerta especial nível vermelho do dispositivo especial de combate a incêndios rurais para 13 distritos do Centro e Norte do país: Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.

O documento definiu, também, a passagem a estado de alerta laranja para os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, permanecendo Beja e Faro em alerta laranja, que já estava em vigor.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Entre outras medidas de caráter excecional no âmbito da situação de alerta, consta a «elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP», com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamento e apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, e a proibição total de utilização de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos”, refere a mesma fonte.

Além disso, prevê-se, ainda, a proibição do acesso e circulação nos espaços florestais previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, caminhos florestais e rurais assim como a proibição de queimadas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem