A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, anunciou esta terça-feira que o policiamento será continuamente reforçado nas cidades do Porto e Lisboa, com o número de operacionais a aumentar ainda este verão. Esta medida faz parte do programa “Verão Seguro 2024”, que teve início em 15 de junho.
Segundo a ministra, serão destacados mais agentes para o Porto e Lisboa, além dos já afetos, e serão intensificadas as ações de policiamento a pé, consideradas mais eficazes para aumentar a sensação de segurança da população.
De acordo com o Porto Canal, as declarações foram feitas durante a entrega de equipamentos e viaturas para a Guarda Nacional Republicana (GNR) e de equipamento para os polícias portugueses destacados para os Jogos Olímpicos de Paris, na Escola da Guarda, em Queluz, Lisboa.
Margarida Blasco explicou que as forças de segurança utilizarão formandos dos três ou quatro últimos cursos, totalizando 800 novos agentes que serão distribuídos por todo o país, focando-se nos pontos mais críticos.
A ministra assegurou que o Governo mantém um contacto constante com os presidentes das câmaras, autoridades locais e associações. Também destacou que a PSP reforçará a sua presença nos aeroportos, uma necessidade crescente devido ao aumento do turismo durante esta época do ano.
Na segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, reiterou o pedido por mais policiamento na cidade, citando um “aumento claro” da criminalidade e pressionando o Governo para resolver a situação.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, afirmou em 12 de junho que há razões objetivas para o aumento da insegurança na cidade, sublinhando que esta questão já não é apenas uma questão de perceção. Moreira destacou a carência de recursos humanos e técnicos na polícia para atender às necessidades da cidade.