PUB
Recheio 2024 Institucional

Governo aperta regras no Ano Novo

Governo aperta regras no Ano Novo

Depois de, no início do mês de dezembro, ter anunciado regras mais brandas em relação à celebração do Ano Novo, o Governo recuou na decisão e apresentou, na noite de quinta-feira, novas medidas que vão vigorar durante o período do Natal e do Ano Novo, de forma a evitar uma escalada de número de infetados por covid-19 após as festividades. 

A principal alteração às medidas já anunciadas prende-se com o facto da proibição de circulação na via pública no Ano Novo entrar em vigor às 23h00 de dia 31 de dezembro, terminando assim com a possibilidade de festejos fora de casa. Por sua vez, nos dias 1, 2 e 3 de janeiro, a proibição de circulação na via pública vigora a partir das 13h00. 

“Ao contrário do que tínhamos previsto há 15 dias, temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo”, afirmou António Costa, indicando que é necessário “evitar na passagem do ano a multiplicação dos riscos que o Natal vai, necessariamente, comportar”. 

Além disso, como já estava definido, mantém-se a proibição de circulação entre concelhos entre as 00h00 de 31 de dezembro e as 05h00 de 4 de janeiro. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O primeiro-ministro reafirmou a urgência de “celebrar o Natal com todo o cuidado”, apelando às famílias para “reunirem o menor número de pessoas possível” e para estarem à mesa apenas “o tempo estritamente necessário, para evitarem. Além disso, recordou que devem ainda ser evitados “espaços fechados, pouco arejados” e para que as famílias “o máximo de tempo possível com máscara”. 

Temos de ter a consciência de que cada um de nós é um risco e o risco é tanto maior quantos mais formos e quanto menos protegidos cada um estiver”. 

De acordo com António Costa, o Governo tem “procurado o equilíbrio entre a responsabilidade individual e a imposição legal, entre a proteção da saúde pública e a proteção das liberdades”. “Foi esse equilíbrio que procuramos, protegendo o Natal com sacrifício da passagem do ano”, sustentou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil