
Promover o uso de máscaras reutilizáveis e sensibilizar para a correta deposição das máscaras descartáveis são os objetivos da campanha “Não Deixes Cair a Máscara”.
Lançada pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a campanha “Não Deixes Cair a Máscara” tem como principais objetivos promover o uso de máscaras reutilizáveis em detrimento das descartáveis, evitando a produção de resíduos, e sensibilizar para a correta deposição de máscaras descartáveis, assegurando que são colocadas no contentor dos indiferenciados.
A mensagem será disseminada em vários meios de comunicação, através de spots para TV, Digital Media e rádio. A campanha dispõe de um site dedicado e de uma conta de instagram, onde serão partilhadas informações sobre a prevenção de produção de resíduos.
A população jovem em idade escolar, reconhecida pela sua forte consciência ambiental, é o público-alvo da campanha, que espera alcançar um universo mais alargado (pais e respetivas famílias, professores e outros elementos da comunidade escolar), alertando para a responsabilidade individual da utilização da máscara e no seu contributo para a redução de impactos ambientais.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática recorda que as estimativas indicam que o uso mensal de máscaras a nível nacional rondará 150 milhões de unidades. Cada uma, feita de polipropileno, necessita de 300 a 400 anos para degradar-se. Se 1% for depositada incorretamente, além do risco para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico serão descartadas no solo, cursos de água e no mar.