PUB
Recheio 2024 Institucional

Governo admite estar a estudar fusão entre Refer e Estradas de Portugal

Governo admite estar a estudar fusão entre Refer e Estradas de Portugal
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, anunciou esta quinta-feira que o Governo está a “estudar” a fusão entre a Refer, gestora da rede ferroviária nacional, e a Estradas de Portugal (EP).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Temos estado a fazer um estudo aprofundado de todas as áreas da nossa tutela que ainda podem ser passíveis de operacionalização de eficiência adicional. Vemos a matéria com interesse, estamos a estudá-la, mas não posso confirmar que há uma decisão. É mais uma das opções que estamos a olhar e a trabalhar”, referiu, em declarações aos jornalistas em Matosinhos, à margem da 2.ª edição da Via Bolsa – Financiamento Através do Mercado de Capitais. Em relação a uma possível fusão entre a Refer e a EP, noticiada hoje pelo Diário Económico, o governante afirmou que “está a ser olhada, como hipótese, uma integração adicional entre os gestores de infraestruturas”. Sérgio Monteiro referiu ainda que “a decisão não está tomada” nem há prazo para o fazer, reconhecendo que modelos semelhantes de gestão integrada de infraestruturas apresentam benefícios. “Do ponto de vista de gestão de infraestruturas, os casos que existem europeus de modelos semelhantes parecem levar a pensar que há, do ponto de gestão mais eficiente dos recursos, vantagens importantes”, afirmou.
A edição desta quinta-feira do Diário Económico noticia que o Governo está a preparar a fusão da Refer com a Estradas de Portugal, explicando que a união entre a gestora de redes ferroviárias e a entidade responsável pelas estruturas rodoviárias tem em vista a criação um único ‘player’ nacional no setor das infraestruturas de transportes.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce