Gondomar vai ganhar um “mini terminal rodoviário” que albergará os autocarros da nova rede de transportes UNIR. Resultado de um investimento municipal de cerca de 110 mil euros e localizado no Largo do Souto, abrirá portas ao público no próximo dia 1 de dezembro, no mesmo dia em que a rede da Área Metropolitana do Porto (AMP) iniciará ao serviço.
O novo terminal terá nove cais e será “o principal ponto de paragem e início de linha” dos autocarros da UNIR, “aumentando em mais de 37% a oferta de transporte público” na cidade, afirma Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar (via Porto Canal).
“Passamos de 90 para 300 circulações por dia na rede UNIR, face à Gondomarense”, pelo que a nova rede vai “contribuir para mais mobilidade e até para a descarbonização do planeta”, acrescenta.
Da nova empreitada destacam-se as “condições de conforto para os utentes para poderem estar abrigados e mudarem de linha, de forma a minimizar o impacto da circulação, quer para o transporte público, quer para o trânsito local”, de acordo com o autarca.
Apesar das condições meteorológicas que atrasaram a obra, está prevista a sua conclusão “no dia 29 de novembro, para que no dia 1 de dezembro arranque a operação da UNIR”.
Imagens via Porto Canal