PUB
Philips S9000

Gondomar tem orçamento de 124 ME para 2021

Gondomar tem orçamento de 124 ME para 2021

O Orçamento Municipal de Gondomar para 2021 contempla um investimento superior a 35 milhões de euros, o reforço nas áreas sociais com um milhão de euros em apoio direto às famílias e a isenção da derrama para as PME’s do concelho, entre outras medidas.

O Orçamento Municipal para 2021, o qual totaliza 124 milhões de euros, “revela um forte investimento no Município de Gondomar, em mais de 35 milhões de euros, destinados à habitação, à preservação do património e ao fomento da qualidade de vida dos gondomarenses”, refere o comunicado da Câmara de Gondomar.

Entre os principais alvos de investimento, estão a “construção da rede concelhia de nove parques urbanos; a construção de vias estruturantes (Via Estruturante Norte-Sul e Via Nordeste); a requalificação de rede escolar e a aposta na qualificação dos mais novos, através de vários programas de modernização de equipamentos e do desenvolvimento de projetos em conjunto com os agrupamentos escolares; a requalificação da habitação social; e a construção de novos Postos da GNR em Medas e em Fânzeres”.

Destaque ainda para a preservação do Cavalete do Poço de São Vicente, monumento classificado desde março de 2010 como de Interesse Público que pertence ao complexo mineiro de São Pedro da Cova, bem como para a implementação da rede de percursos pedestres e para a “aposta no potencial turístico do Município e no desenvolvimento do território, de que é exemplo a criação do Museu da Filigrana”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Orçamento de 2021 reforça também a aposta nas áreas sociais: um milhão de euros é a verba disponível para o apoio direto às famílias de Gondomar no Programa Social+ (que engloba os subprogramas +Alimentação, +Habitação e +Saúde).

O documento contempla ainda a isenção de taxas no apoio ao desenvolvimento económico, nomeadamente a isenção da derrama para as Pequenas e Médias Empresas do concelho com um volume de negócios até 150 mil euros, e a redução de 25% da taxa para as restantes.

A autarquia destaca também “os mais de 11 milhões de euros para o serviço da dívida e os mais de 27 milhões de euros para contratação de serviços (entre os quais, mais de 9,5 milhões para a limpeza e tratamento de resíduos e mais de dois milhões com a iluminação pública no concelho)”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem