O último fim de semana ficou marcado pela reabertura do Museu Mineiro de S. Pedro da Cova, em Gondomar, com uma exposição permanente dedicada à mulher, intitulada “Valorização do Trabalho das Mulheres Mineiras”.
O espaço reabriu à população depois da realização de obras de requalificação, que o tornaram “mais tecnológico”, mas continuaram, simultaneamente, a preservar a “identidade do território muito marcada pelo passado das minas”.
A exposição, que visa “enaltecer o trabalho socioeconómico desempenhado pelas mulheres no contexto da identidade mineira da vila”, ficará patente de forma permanente no equipamento. “Será possível assistir à recriação de vários momentos do quotidiano mineiro ao longo de um túnel de mina, com animação visual e sonora, recorrendo a tecnologias de realidade virtual e aumentada”, sublinha a Câmara Municipal local.
O presidente da autarquia, Marco Martins, a Vereadora da Cidadania, Aurora Vieira, e a presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Sofia Martins, marcaram presença na reabertura do Museu Mineiro.
Para o futuro, o município adianta que estão previstas mais intervenções que pretendem melhorar as condições de visita ao Museu, nomeadamente através da requalificação da cobertura, salas da biblioteca e divisões de apoio e tratamento do arquivo.
Foto: CM Gondomar