O Município de Gondomar vai reforçar os recursos informáticos dos estabelecimentos escolares do concelho com a entrega de mais 1200 computadores.
Os 1200 novos computadores começaram terça-feira a ser distribuídos pelos agrupamentos de escolas, aos quais caberá fazer a gestão da atribuição dos equipamentos.
De acordo com a autarquia, será dada preferência aos alunos beneficiários de Ação Social Escolar, “sem prejuízo de outras situações identificadas como de necessidade, face à situação socioeconómica das famílias por efeito do confinamento”. Os equipamentos informáticos serão assim colocados à disposição dos alunos que deles necessitem, “numa ação conjugada com os agrupamentos escolares, que previamente acompanham e definem essas necessidades”.
Este reforço representa, na totalidade, um investimento de 680 mil euros – inteiramente vindo do Orçamento Municipal, indica a Câmara de Gondomar.
“A entrega destes equipamentos significa que todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo passam a estar dotadas de «kits» informáticos”, salienta a autarquia. Será também reforçado o número de equipamentos atualmente existentes nos centros escolares de maior dimensão. Além disso, a cada uma das Escolas Básicas de 2º e 3º ciclos e à Escola Secundária não agrupada será disponibilizado um “kit” informático.
De referir que, desde o início da pandemia, a autarquia já entregou, no total, 2000 computadores e 700 equipamentos de acesso à Internet a alunos que se encontram a frequentar os vários níveis de ensino.
Quanto aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico, a Câmara de Gondomar recorda que as famílias podem aceder a atividades lúdico-pedagógicas ‘online’ através do portal municipal dedicado à Educação, bem como na plataforma +Saber.