PUB
CIN - Branco Perfeito

Gondomar é D’Ouro e o Museu da Filigrana faz 2 anos

Gondomar é D'Ouro e o Museu da Filigrana faz 2 anos

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar tem sido um verdadeiro ponto de encontro para os amantes desta arte. Desde a sua inauguração há dois anos, atraiu mais de 11 mil visitantes de várias partes do mundo.

A filigrana de Gondomar é uma parte essencial do património cultural imaterial nacional, tendo-se desenvolvido a partir do século XVIII e tornando-se uma atividade emblemática do concelho. Gondomar mantém-se como o maior centro de produção de ourivesaria em Portugal.

Integrando a Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a Rota da Filigrana, o Museu tem desempenhado um papel crucial na promoção desta arte secular. O objetivo é preservar a sua história e os métodos de produção originais, ao mesmo tempo que impulsiona a economia local.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Entre as atrações do Museu, destacam-se uma réplica da Torre de Belém, um Vestido em Filigrana criado em colaboração com Micaela Oliveira e um jovem ourives, Arlindo Moura, e o famoso Coração Colaborativo, conhecido como o maior coração de Filigrana do mundo.

O Museu está aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Grupos interessados em visitar devem fazer reservas através do email [email protected].

Fotografia: C.M. Gondomar
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz