PUB
Philips S9000

Gondomar despede-se como Cidade Europeia do Desporto

Gondomar despede-se como Cidade Europeia do Desporto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O concelho de Gondomar realizou quase 400 eventos desportivos, 25 deles internacionais, ao longo de 2017 no âmbito do título Cidade Europeia de Desporto (CED). Uma aposta “ganha” para a câmara gondomarense.

“Quando apresentámos a candidatura, falávamos em organizar 200 eventos no ano. Mais tarde elevámos a fasquia para realizar um evento por dia. Mas realizámos, em média, mais do que um evento por dia. Obviamente que, ainda que com um orçamento menor, queremos manter a dinâmica de realização e eventos desportivos em Gondomar nos próximos anos”, disse o presidente da Câmara, Marco Martins, à Lusa.
Além de Gondomar, também foram CED este ano as cidades de Aosta e Cagliari, Pesaro e Vicenza (Itália), Bacau (Roménia), Banska Bystrica (Eslováquia), Bristol (Inglaterra), Jurmala (Letónia), La Chaux de Fonds (Suíça), Mollet del Vallés (Espanha), Noordwijk (Holanda), Olomouc (Republica Checa), Ostend (Bélgica) e Stara Zagora (Bulgária).
Ao todo estiveram envolvidos 78.404 atletas, num total de 3.605 horas de desporto, distribuídas por 53 modalidades.
Em quase 5.000 horas de voluntariado, Gondomar alocou 2.915 voluntários. Somam-se 124 associações locais e seis os agrupamentos de escolas envolvidos.
Foram 391 eventos desportivos: 25 internacionais, 64 nacionais, bem como 302 regionais e locais.
A componente formativa traduziu-se em 474 horas de formação ao longo de 43 ações.
“Fica para o futuro um número muito mais significativo de praticantes e de amantes do desporto. A CED trouxe acima de tudo muitas mais pessoas que de uma forma amadora agora praticam ocasionalmente desporto, bem como mais sinergias entre as instituições e maior aptidão pela prática desportiva que consequentemente se traduz em hábitos de vida saudável”, concluiu Marco Martins.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem