É já este sábado, às 21h00, no Multiusos de Gondomar, que se realiza a cerimónia de abertura de Gondomar Cidade Europeia de Desporto 2017.
Do programa da cerimónia de sábado pode esperar-se muita animação. Tudo porque está integrado um “espetáculo alusivo à essência de Gondomar a partir dos quatro elementos (terra, ar, água, e fogo), um desfile de representantes de 290 associações (quatro elementos por cada um com 290 porta-estandartes) num total de 1160 pessoas e um momento musical a cargo dos HMB”, revela a câmara municipal de Gondomar.
A programação já foi apresentada em dezembro. O orgulho da câmara é evidente. “Estamos aqui para apresentar um programa daquele que foi mais um título conquistado por todos nós e dedicado a Gondomar. A conquista da Cidade Europeia do Desporto de 2017 (CED 2017) resulta de um trabalho realizado durante décadas que envolveu a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as associações e coletividades locais e as associações e federações desportivas regionais e nacionais. Só assim foi possível chegarmos aqui”, reforçou Marco Martins, edil gondomarense.
“Pelo menos um evento desportivo por dia”
A encerrar o discurso, Marco Martins elevou ainda a fasquia e apelou à promoção de “pelo menos um evento desportivo por dia”. “Propusemo-nos a fazer um evento por dia, mas porque não 400 ou 500? A candidatura [a Cidade Europeia do Desporto] insere-se num plano global de Gondomar que quer afirmar-se na região, no país e na Europa com o seu património que é d’ouro”, disse o presidente da Câmara de Gondomar.
“O nosso grande objetivo é promover a atividade física, promovendo também a saúde e o bem-estar. Estes objetivos devem estar norteados pela inclusão e desporto para todos. Além disso, queremos que, no final do próximo ano, Gondomar tem mais praticantes desportivos em todas as modalidades”, explicou Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar.
O evento envolve mais de 73 mil praticantes de atividades desportivas num universo populacional de 170 mil pessoas.
O calendário da Cidade Europeia do Desporto abarca eventos à escala local, regional, nacional e internacional.
Em Gondomar, avança o JN, existem 150 associações, sete mil atletas federados e 73720 dos seus cidadãos são membros de um clube ou estão organizados em grupos desportivos (46296 em associações, 16924 nas piscinas municipais e 10500 em academias/ginásios).
No que diz respeito às infraestruturas, há sete piscinas municipais (com cerca de dois mil utentes diários), 12 pavilhões municipais, cinco pavilhões gimnodesportivos, 17 campos de futebol, quatro campos de ténis, cinco ginásios de “fitness” e um centro de alto rendimento de desportos náuticos, além do Complexo Desportivo de Valbom e do Pavilhão Multiusos.
Gondomar Cidade Europeia do Desporto sucede a Setúbal (2016), Loulé (2015), Maia (2014) e Guimarães (2013).
Destaques da programação de janeiro da Cidade Europeia do Desporto:
14 janeiro – Abertura Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017, 21h, no Multiusos de Gondomar;
20 a 22 janeiro – Fase final distrital: sub-18 masculino e sub-19 feminino, no Multiusos de Gondomar;
21 e 22 janeiro – Torneio social 24 horas, no Campo de Ténis da Ala Nun’Álvares de Gondomar
22 janeiro – 2.º Trail da Filigrana, 9h, em Gondomar (São Cosme);
28 janeiro – Torneio inter-escolas de remo (indoor), das 10h às 18h, no Multiusos de Gondomar;
29 janeiro – Campeonato nacional de remo (indoor), das 10h às 19h, no Multiusos de Gondomar
28 e 29 janeiro – 24 horas escola a nadar: nadar pela saúde, das 19h às 19h, na Piscina Municipal de São Cosme;
31 de janeiro – Valores do desporto: saúde, das 15h às 17h30, na Casas da Juventude do Município.