Sogrape

Gondomar aprova programa para controlar colónias de gatos no concelho

Gondomar aprova programa para controlar colónias de gatos no concelho

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, na passada sexta-feira, a implementação do programa “Capturar, Esterilizar, Devolver” nas cerca de 40 colónias de gatos identificadas no concelho.

Levada a cabo em parceria com a Associação Animais de Rua e a Associação de Causas e Caudas, a iniciativa pretende “controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados e os focos de insalubridade no concelho”, garantindo, assim, “um maior controlo sanitário das populações felinas e contribuindo para um maior sentimento de segurança pública”, explica o município.

O programa em causa vai permitir capturar os gatos na via pública, para serem esterilizados e identificados, sendo que, depois de cicatrizados, estes serão devolvidos ao sítio onde foram “capturados”.

De acordo com a autarquia, além de servir como método contracetivo, o programa possui também uma “componente hormonal importante”, uma vez que os gatos – quando não estão esterilizados – têm todas as hormonas em funcionamento e, por isso, envolvem-se em lutas e ferem-se bastante. “Estando castrados, reduzem, por um lado, esse comportamento mais agressivo e, por outro, a propagação de doenças entre eles, que muitas vezes são transmitidas pelas feridas e arranhadelas”, aponta.

Na reunião do executivo municipal, a última do atual mandato, foi também aprovada a atribuição de um apoio financeiro às duas associações apoiantes do programa, num total de 40 mil euros.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes