PUB
Recheio 2024 Profissional

Gondomar: 80 voluntários juntam-se à ação “Vamos limpar a Europa”

Gondomar: 80 voluntários juntam-se à ação “Vamos limpar a Europa”
Durante a ação de limpeza da ribeira de Parada, o vereador do Ambiente da autarquia de Gondomar, José Fernando Moreira, alertou os cidadãos para a existência, no concelho, dos ecocentros da Cal e da Granja, cujos serviços podem ser utilizados de forma gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Cerca de oito dezenas de voluntários juntaram-se, este sábado, em Gondomar, à iniciativa “Vamos limpar a Europa”, destinada a promover a limpeza das margens dos ribeiros do município. Durante a ação de remoção, que permitiu a recolha de toneladas de lixo da ribeira de Parada, o presidente da Associação Social Estrelas de Silveirinhos, João Martins, explicou que a iniciativa apresenta sobretudo uma vertente simbólica. “Nós não vamos limpar o rio na totalidade nem vamos limpar o mundo. Vamos demonstrar à população que confina com o ribeiro que a linha de água não deve ser poluída”, sublinhou. De salientar que a ribeira de Parada, localizada na União de Freguesias de Fânzeres/S. Pedro da Cova, é uma das que desagua no Rio Ferreira. De acordo com o responsável, nesta ribeira são “descarregados os esgotos de toda a Bela Vista [zona de S. Pedro da Cova]“, o que provoca, além do aspeto de lixeira a céu aberto, “muito mau cheiro”.
“Estas campanhas não servem só para limpar os espaços que estão sujos, mas servem para as pessoas perceberem que não devem depositar nesses mesmos espaços os lixos domésticos e das obras”, defendeu José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar, recordando que existem, no concelho, os ecocentros da Cal e da Granja, abertos de segunda a sábado. “Os ecocentros são gratuitos. Temos caixas disponíveis para por à porta dos munícipes para quando façam as suas obras. Não é necessário cair no erro de depositar os resíduos nestes locais”, alertou.
“Vamos limpar a Europa” é um evento coordenado pela Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), que pretende alertar a comunidade para “os milhões de toneladas de resíduos que, todos os anos, são lançados nos oceanos, nas praias e noutros espaços naturais”. Na região do Grande Porto, a ação está a ser dinamizada pela LIPOR.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer