
A partir desta terça-feira, 10 de setembro, e até ao dia 20, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, em todo o território nacional, um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde professores, alunos e encarregados de educação. Trata-se da operação “Regresso às Aulas 2019” e, segundo explica o comunicado envido à VIVA!, tem como objetivo transmitir conselhos de segurança e contribuir para que o ano letivo se inicie com a tranquilidade esperada por todos.
Durante este período, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais vão promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa, e, ainda, segurança rodoviária. Assistindo-se a um aumento do “fluxo de trânsito devido ao transporte dos alunos para a escola”, a GNR considera importante “alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças”.
Além destas ações, será, também, divulgado o “Programa Escola Segura”, dando, assim, a conhecer os militares responsáveis pelo programa em cada escola, com a distribuição do número de contacto das SPC. Com esta iniciativa, pretende-se contribuir para “uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança da comunidade escolar”.
Importante referir que a GNR tem cerca de cinco mil estabelecimentos de ensino à sua responsabilidade, onde os militares irão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança, nomeadamente aos jovens estudantes e pais.
Aos jovens estudantes, a GNR aconselha:
- No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
- Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
- Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
- Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
Na internet,
- Escolhe bem os conteúdos que publicas;
- Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
- Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
- Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
- Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.
- Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
Aos pais:
- Acompanhe o desenvolvimento escolar do seu filho e as suas rotinas;
- Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
- Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!