Esta segunda-feira, 7 de fevereiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou uma operação de fiscalização intensiva direcionada aos veículos pesados, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas. Trata-se da operação “RoadPol – ECR Veículos Pesado”, que vai manter-se na estrada até ao dia 13 de fevereiro.
Em comunicado, a força de segurança explica que o objetivo da operação é “sensibilizar a sociedade, em especial os operadores económicos que se dedicam ao transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros por parte dos seus condutores profissionais, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.
O Euro Contrôle Route (ECR) é um grupo Europeu de Inspeção de Transportes, que tem por objetivo melhorar a segurança rodoviária e a sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho no transporte rodoviário. Por sua vez, a RoadPol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.
No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização.
Segundo destaca, o aumento da concorrência no setor dos transportes rodoviários “torna-o mais suscetível à prática de irregularidades, em detrimento da segurança rodoviária, sendo o cansaço o principal fator de risco que afeta os motoristas profissionais em resultado do incumprimento dos tempos de condução e repouso”.
“A fadiga e a sonolência diminuem a capacidade de reação, a visão periférica e a desconcentração para o ato da condução, e afeta especialmente os condutores profissionais em resultado do elevado n.º de horas diárias de condução, potenciando a probabilidade de serem atores ou vítimas de sinistralidade rodoviária”, alerta, indicando que é fundamental “saber reconhecer quando se deve fazer uma pausa na condução, antes que seja tarde demais”.
Só entre 2019 e 2021, a GNR registou, na sua área de responsabilidade, 15.659 acidentes envolvendo veículos pesados, dos quais resultaram 142 vítimas mortais e 345 feridos graves.