Philips S9000

GNR inicia esta sexta-feira operação “Carnaval 2020”

GNR inicia esta sexta-feira operação “Carnaval 2020”

A partir desta sexta-feira, 21 de fevereiro, e até à próxima terça, dia 25, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar uma operação de intensificação do patrulhamento e fiscalização nas estradas portuguesas, no âmbito da operação “Carnaval 2020”.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação vai estar orientada para as vias que conduzem aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas e tem como objetivo “combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança”.

Segundo esta força de segurança, as festividades associadas ao Carnaval provocam “um aumento significativo do tráfego rodoviário” e é “um período propício a um maior consumo de bebidas alcoólicas e/ou substâncias psicotrópicas, particularmente nos locais de diversão noturna”, envolvendo, por vezes, a utilização de veículos como forma de regresso às residências.

Nesse sentido, os militares da GNR vão direcionar as ações de fiscalização para a “condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas”, “excesso de lotação”, ”falta de habilitação legal” e “manobras perigosas, especialmente no que respeita à manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem”.

A “incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção”,”anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, “utilização incorreta do telemóvel durante a condução”, “falta de inspeção periódica” e “falta de seguro de responsabilidade civil” são outras infrações que também vão ser fiscalizadas no âmbito da operação “Carnaval 2020”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem