Revista Sabe Bem

GNR explica como responder aos Censos 2021

GNR explica como responder aos Censos 2021

Desde a semana passada que os cidadãos portugueses começaram a receber em casa uma carta do Instituto Nacional de Estatística (INE) com os códigos necessários para responder aos Censos 2021, os Recenseamentos da População e da Habitação que ocorrem de dez em dez anos.

Estes correspondem às maiores operações estatísticas realizadas e destinam-se a “obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional”.

Devido ao atual contexto de pandemia, a realização dos Censos terá moldes diferentes dos habituais, pelo que, para elucidar a população sobre algumas medidas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) elaborou um guia onde tira todas as dúvidas relativamente a datas e à forma como preencher o documento.

A resposta aos Censos 2021 deve ser dada “preferencialmente pela Internet”, com recurso a um computador, tablet ou smartphone, entre os dias 19 de abril e 3 de maio.

Foto: GNR

Para responder através da internet, os cidadãos devem começar por aceder ao portal censos2021.ine.pt e “inserir o código e a password indicados na carta que recebeu do INE”. De seguida, devem responder a todas as questões solicitadas e quando terminarem selecionar a opção “Entregar”.

De acordo com a GNR, sempre que a resposta pela internet não seja possível há três opções disponíveis: telefone, destinado aos “grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial”; e-balcão nas Juntas de Freguesia e autopreenchimentos dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.

A opção do e-balcão deve acontecer mediante “condições de acessibilidade locais” e em função da “respetiva situação de saúde pública”. “Se precisar de ajuda, contacte a Linha de Apoio 210 54 20 21”, conclui a publicação da GNR.

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.