
Numa altura em que Portugal atravessa uma vaga de frio e que têm sido vários os cidadãos surpreendidos com gelo nos vidros do carro logo pela manhã, a Guarda Nacional Republicana (GNR) ensina, numa nota divulgada nas suas redes sociais, como preparar um descongelante caseiro para pulverizar no vidro.
Alertando que “conduzir com gelo no vidro é um perigo”, a força militar aconselha os portugueses a utilizarem descongelante para “garantir a visibilidade durante a condução”.
Contudo, se por acaso não tiver o líquido à mão, a GNR ensina duas receitas muito simples para fazer descongelantes caseiros para pulverizar diretamente no vidro: “Para três partes de água, uma de vinagre” ou “Para duas partes de água, uma de álcool”.
Mas, atenção, não deve colocar álcool ou vinagre no depósito de água do limpa para-brisas.
Como alternativa, a GNR recomenda ainda “raspar o gelo do vidro com um cartão de plástico que tenha na sua carteira”.
Foto: GNR