De forma a assinalar o regresso de um novo ano letivo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos intervenientes no ambiente escolar.
Em causa está a operação “Regresso às aulas 2022”, que se realiza entre esta terça e sexta-feira, 13 e 16 de setembro, com o objetivo de “sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social”.
Em comunicado, a força policial destaca, este ano, o lançamento da campanha de sensibilização “# A Vida Não É Um Jogo”, sob o mote “Aquilo que é feito no mundo digital tem consequências reais no mundo real”. Dirigida “especialmente para crianças e jovens, pais, comunidade escolar e sociedade em geral”, a campanha nasce com o intuito de “combater o ciberbullying e os fenómenos cada vez mais recorrentes, de desafios virais de risco, amplamente divulgados nas plataformas digitais”.
Paralelamente, a GNR divulgará também o Programa Escola Segura, que celebra 30 anos de existência, e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo, assim, “para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar dos jovens alunos”, lê-se.
Neste “regresso às aulas 2022”, a GNR aconselha:
Aos jovens estudantes:
- No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
- Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
- Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
- Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
- Na internet:
– Escolhe bem os conteúdos que publicas;
– Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
– Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
– Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
– Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia. - Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
Aos pais:
- Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
- Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
- Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!