Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Gastronomia portuense enaltecida por jornal espanhol

Gastronomia portuense enaltecida por jornal espanhol

A gastronomia portuense foi realçada no jornal espanhol “El País”, na passada quarta-feira, onde, através de uma rota, demonstram que há mais para além da tradicional francesinha na cidade.

“A procura da melhor francesinha não é tarefa fácil”, uma vez “é um dos clássicos da cozinha portuguesa”, que segundo conta a história, chegou ao Porto pelas mãos do Chef David da Silva nos anos 50. Ao percorrer a notícia lê-se que o legado foi passado pelas décadas seguintes e que “a iguaria é oferecida em quase todas as casas, como a “Guedes”, “Santa Francesinha”, “Café Santiago”, “Capa Negra””, entre outros sítios referidos na publicação.

E mostrando que nem só de francesinhas vive o portuense, o jornal menciona as “bifanas”, “sande de pernil com queijo”, “sardinhas assadas” e “doces tigelinhas”, como os “petiscos populares do Porto”.

Um breve nota foi escrita esmiuçando o trabalho da “Casa Guedes”, onde “podem ser encontradas as sandes de pernil com queijo da Serra ou bifanas”, também oferecida na Conga. Ali, há ainda a descobrir “francesinhas em diferentes versões”, assim como “codornizes em molho picante”, “cachorros, papas de sarrabulho” e “tripas à moda do Porto”.

Classificam o bacalhau como “omnipresente”, no entanto o El País faz questão de referir que na Afurada a “humilde sardinha” vai “diretamente do mercado para o prato”, nomeando a “Taberna São Pedro”, na rua Costa Godolfim.

Os doces também foram dignos da escrita por parte o jornal, tendo sido distinguida a “Confeitaria do Bolhão” pelos seus “pãezinhos de chocolate e outros salgados”, as “tigelinhas”, além dos pastéis de nata.

Em término, o jornal menciona “dois rituais gastronómicos imperdíveis no Porto”, a visita às caves do vinho do Porto em Gaia e provar uma francesinha, receita que perdura nos dias de hoje com “apenas 70 anos de história”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem