PUB
Junta da Galiza

Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura

Galiza e Norte de Portugal reforçam cooperação nas áreas da cultura e literatura
O memorando de entendimento é assinado esta quinta-feira e compromete as regiões a promoverem ações conjuntas de difusão da cultura e literatura transfronteiriça como troca de livros e de exposições.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta nova fase de cooperação transfronteiriça passará pela promoção de projetos como: rotas literárias e turísticas sobre “Escritores do Norte”, “Jornadas de Conhecimento Mútuo” entre autores galegos e do Norte de Portugal, exposições conjuntas e intercâmbio de exposições.
Com vista a “aumentar a secção de língua portuguesa na Biblioteca da Galiza e de língua galega na Biblioteca da Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal”, serão promovidos os intercâmbios de fundos bibliográficos.
Outro dos projetos é o NORTEAR, um prémio literário de dois mil euros destinado a jovens escritores da Galiza e do Norte de Portugal, com idades entre os 16 e os 36 anos, na categoria de relato curto/conto e com limite de participação até 30 de setembro.
As entidades envolvidas na assinatura deste memorando de entendimento são a Consellería de Cultura, Educación y Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP).
A cerimónia, realizada em Santiago de Compostela, conta com a intervenção do Diretor Regional de Cultura do Norte, do Conselleiro da Cultura, do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do Vicepresidente da Xunta.

PUBLICIDADE