Comida Fresca - Dia dos Namorados - PD

Galeria Municipal do Porto inaugura nova exposição

Galeria Municipal do Porto inaugura nova exposição

“Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte”, assim se intitula a nova exposição que vai estar patente na Galeria Municipal do Porto, já a partir de quinta-feira, 19 de janeiro.

Em causa estão mais de 30 obras, que, durante um mês, vão ocupar os dois pisos da Galeria. “Será a primeira mostra de peças adquiridas pela Câmara do Porto para a Coleção Municipal de Arte, através do projeto Aquisições, que procura valorizar o património artístico do Porto, documentando a memória da prática artística da cidade através da aquisição de novas obras”, lê-se na nota divulgada.

A mostra vai apresentar um “conjunto diversificado de obras”, que passam pela pintura, escultura, filme, vídeo, fotografia, instalação e performance. O objetivo é levar os visitantes a refletir sobre as “práticas artísticas do presente”.

De acordo com Filipa Ramos, diretora artística da Galeria Municipal do Porto e do Departamento de Arte Contemporânea da empresa municipal Ágora, “Derivas e Criaturas” significa “descobrir muitas histórias, cenários e ambientes”. “Algumas são reais, outras são mágicas, outras são abstratas. À sua maneira, todas elas falam de uma arte que, a partir de agora, nos pertence”, acrescenta.

Estarão presentes peças de Alexandra Rafael, Ani Schulze, Ana Vidigal, Carla Cruz e Cláudia Lopes, Clarice Cunha, Dinis Santos, Estefanía Landesmann, Francisco Venâncio, Hilda de Paulo, Inês Leal, Inês d’Orey, Inês Tartaruga Água, Isabel Carvalho, Jiôn Kiim, Joana Patrão, Joana Pimentel, José Loureiro, Laetitia Morais, Maria Oliveira, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Marlon de Azambuja, Mónica Baptista, Odair Monteiro e Pedro Proença.

A seleção das obras foi da responsabilidade do comité da edição de 2022 do projeto Aquisições, composto por Andreia Magalhães, Margarida Mendes e Melissa Rodrigues.

A exposição “Derivas e Criaturas – Novas aquisições da Coleção Municipal de Arte” inaugura pelas 19h00. Pode ser visitada até ao dia 19 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

 A entrada é gratuita.

Foto: Ágora

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem