PUB
Recheio 2024 Institucional

Galeria Municipal Almeida Garrett reabre com “Porto Poetic”

Galeria Municipal Almeida Garrett reabre com “Porto Poetic”

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A mostra de arquitetura, inaugurada esta quinta-feira, é composta por 540 fotografias de portugueses, italianos e brasileiros, 28 vídeos e 34 mesas de 2,5 metros com os arquivos de Siza Vieira e Souto de Moura.

A Galeria Municipal Almeida Garrett, situada nos jardins do Palácio de Cristal, vai reabrir com a exposição de arquitetura “Porto Poetic”, que estará patente desde esta quinta-feira até ao dia 13 de abril. De acordo com Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a mostra, co-organizada pela autarquia e pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OASRN), “dá ao Porto protagonismo, fala da capacidade do Porto de se internacionalizar”. O certame, apresentado pela primeira vez na Trienal de Milão, em setembro de 2013, procura associar a poesia à cidade, reunindo obras dos dois arquitetos do Porto possuidores de prémios Pritzker – Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura – com vários outros nomes importantes do campo.
Tal como explicou o curador da exposição, Roberto Cremascoli, “a ‘Porto Poetic’ tem este título porque pega um pouco na primeira monografia feita sobre o Álvaro Siza, em 1986, a ‘Profissão poética’, que depois o lançou a nível internacional”. Quem visitar a Galeria Municipal Almeida Garrett terá, assim, a oportunidade de apreciar 540 fotografias de profissionais portugueses, italianos e brasileiros, 28 vídeos e 34 mesas de 2,5 metros com os arquivos de Siza Vieira e Souto de Moura. Durante a Trienal de Milão, a “Porto Poetic” foi vista por 11 mil visitantes, ao longo de cinco semanas.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem