Revista Sabe Bem 70 - PD

Galeria Art Spot apresenta “Nelson Mandela na Caricatura Internacional”

Galeria Art Spot apresenta “Nelson Mandela na Caricatura Internacional”

Um conjunto de 40 caricaturas do líder sul-africano e prémio Nobel da Paz em 1993 estão disponíveis, durante o mês de setembro, na exposição virtual do Alameda Shop & Spot.

Integrada no PortoCartoon-World Festival, a exposição tem um propósito: “honrar um herói da Liberdade e dos Direitos Humanos”. 

“Mandela continua a ser uma das mais importantes referências da luta pelos direitos humanos, iluminando o mundo para novas formas de tornar mais justo o nosso tempo. A sua luta contra o racismo e a intolerância transformou-o numa lenda”, escreve Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa.

“Este ano celebram-se os 30 anos da sua saída da prisão (1990, Cidade do Cabo), após 27 anos de cativeiro. Prémio Nobel da Paz em 1993, Mandela deixou um legado imortal. O humor é talvez a linguagem expressivamente mais livre. Com ela se faz esta homenagem a um libertador de estatuto mundial”, acrescenta. 

As obras, realizadas por artistas de diferentes países, como Espanha, Alemanha, Irão, Bulgária ou Brasil, podem ser apreciadas na página oficial do centro comercial.

De salientar o desenho do vencedor do 1º prémio, André Carrilho, o artista português que, neste momento, mais publica na imprensa estrangeira (na foto).

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal