A Câmara Municipal de Gaia colocou em consulta pública o novo grande plano da Senhora da Saúde, que tem como objetivo fazer do santuário, também um parque. No espaço, pretendem-se englobar várias atividades, nomeadamente a religiosa, como também a comercial, numa tentativa de valorizar as estruturas existentes através da sua renovação. Assim, a área do santuário ganhará novos focos de atração, tornando-se num parque destinado ao interesse de todos. Até ao fim do mês de setembro, todos terão a possibilidade de enviar contributos para o seguinte e-mail: [email protected].
Para o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se de um “masterplan não por ser megalómano, mas por ser integrado e de longa duração”. Acrescenta, ainda, que o complexo, “muito mais integrado do que hoje se nos oferece”, tem o objetivo de fazer com que, quem o visita, perceba o que é pretendido no presente e no futuro.
Em relação às construções, destaca-se a nova cripta por baixo da igreja, o que permitirá uma maior libertação do espaço exterior do santuário. Nesta intervenção, será também demolida a casa de cera, com o intuito de salientar o papel principal do santuário.
O prolongamento das obras acontecerá não só até ao cruzeiro existente no local, mas também até à Estrada Nacional n.º 1. Desta forma, o cruzeiro assume um papel crucial na ligação entre a alameda e a Nacional 1, assim como na ligação à capela de São Bartolomeu.
A versão renovada do santuário contemplará, assim: um parque de merendas, zona de restauração, um parque infantil, um espaço de exposição eventualmente associado à parte arqueológica e uma zona com equipamentos desportivos de manutenção. Havendo tantas potenciais distrações no santuário, pretende-se que a construção seja feita com o intuito de não ofuscar o papel de cada uma das suas valências associadas.
Em relação à capela de São Bartolomeu, o masterplan visa salientar, ainda mais, as bonitas vistas do local, sem nunca entrar em conflito com a parte religiosa. Toda a envolvente à capela será melhorada, num arranjo que incluirá o prolongamento da escadaria, dando-lhe outra dimensão.
Com base nas palavras do arquiteto do Município de Gaia, responsável por desenvolver o projeto, “o Masterplan da Senhora da Saúde é, em certo sentido, uma atitude religiosa, séria, profunda, rigorosa e com verdade e integridade: uma rocha contra o existente, com fé constante na própria missão”. Francisco Maganete acrescenta, ainda, que a obra permitirá “uma evolução que não é apenas sobre tecnologia e materiais, mas uma evolução total que é simultaneamente material e espiritual, moderna e antiga, antropológica e ecológica”.
Dessa forma, o objetivo principal passa por “substituir o que está a mais”, de forma a que se torne possível “despertar a consciência do divino que é inata na alma”.
Foto: CM Gaia