O município de Vila Nova de Gaia vai ter, em breve, uma estrutura direcionada para a “tecnologia e educação”, que vai agregar, no mesmo espaço, que vai nascer no Parque de Campismo da Madalena, o mundo académico e o profissional.
Trata-se do Gaia Innovation City, um projeto na ordem dos 700 milhões de euros, que, de acordo com a Câmara Municipal, será capaz de “gerar emprego em variadas áreas, com equipamentos de ensino, empresas de inovação e tecnologia, hotel, área de retalho e serviços de gestão patrimonial da infraestrutura”.
De acordo com informações avançadas pela autarquia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, entre as potenciais empresas para ocupar o espaço estão o Facebook, a Apple, a Google, a Microsoft, a Netflix, a Tesla e a Amazon.
Além de integrar um leque de serviços e infraestruturas que “potenciam a incubação de talentos”, o equipamento vai contar também com parcerias com universidades, incluindo a possibilidade de alojamento para estudantes.
No comunicado divulgado, o município assegura que a implementação do Gaia Innovation City não substituirá o Parque de Campismo, que continuará a existir, sendo apenas necessário “repensar o seu modelo de ocupação”. “Havia pessoas a viver lá o ano todo e isso não pode acontecer”, justificou o autarca.