PUB
CMPorto

Gaia: Transportes públicos gratuitos abrangem 10 mil jovens

Gaia: Transportes públicos gratuitos abrangem 10 mil jovens

A gratuitidade na aquisição do passe escolar em Vila Nova de Gaia, uma medida implementada pelo município em 2020, de forma a apoiar a mobilidade no concelho, já abrange cerca de 10 mil jovens.

A informação foi avançada esta quarta-feira pela autarquia de Eduardo Vítor Rodrigues, num comunicado onde revela que 4.975 alunos beneficiam do passe sub-23, 4.842 dos quais a estudar dentro da Área Metropolitana do Porto e 133 fora, enquanto 5.184 alunos estão abrangidos pelo passe 4_18.

O primeiro passe representa um investimento de 2,4 milhões de euros e o segundo de 1,3, o que perfaz um investimento total na ordem dos 3,7 milhões de euros.

Para o autarca gaiense, o transporte público é “provavelmente o instrumento mais poderoso” que existe para “combater as alterações climáticas e promover a descarbonização”. “Estas medidas, inovadoras a nível nacional, são um claro contributo que o município de Gaia dá às famílias gaienses para que os anos letivos dos nossos estudantes corram com tranquilidade, sem esta preocupação financeira a pesar na gestão diária”, realçou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que desde o primeiro dia de setembro do ano 2019, na sequência da assinatura do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) entre o Estado e a AMP, todos os alunos que residem no território da AMP podem beneficiar gratuitamente do passe sub-13 (4 aos 12 anos, inclusive), que permite a sua mobilidade em todo o território da AMP. Contudo, a Câmara Municipal de Gaia decidiu implementar outras medidas de apoio à mobilidade da população em idade escolar residente no concelho.

Assim, desde outubro de 2020, o custo associado à assinatura mensal do passe Andante sub-23, destinado a estudantes do ensino superior até aos 23 anos, inclusive, e aos estudantes do Ensino Superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade, a estudar dentro ou fora da área de abrangência da AMP, é assumido pelo município.

Adicionalmente, a a autarquia gaiense comparticipa também a mensalidade das modalidades 3Z, Municipal e Metropolitana do passe Andante 4_18 e passe Andante 4_18(A), que caberia ao utente, desde abril de 2021. Com a entrada em vigor do PART foi criada a assinatura gratuita até aos 12 anos, pelo que o 4_18 assumido integralmente pela Câmara de Gaia só se aplica a alunos a partir dos 13 anos.

Mais recentemente, a Câmara Municipal avançou também com o passe gratuito para os transportes públicos para estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, que residam no concelho. A medida entrará em vigor no próximo mês de setembro.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz