CMPorto

Gaia terá centro inovador de reciclagem e reutilização de lixo marinho

Gaia terá centro inovador de reciclagem e reutilização de lixo marinho

A torre de Vigia de Canidelo, Vila Nova de Gaia, será requalficada, numa parceria com a Câmara Municipal de Gaia, de forma a abraçar a “Air Station”, um conjunto de atividades e iniciativas que mitiguem e invertam a poluição marinha.

Responsável por este projeto é a Fundação Parley for the Oceans, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A torre, além de acolher a “Air Station”, será também a morada do Centro de Interpretação e dará forma, também, a um centro oceânico multifuncional.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um processo inovador para reciclagem e reutilização do lixo marinho. Este será recolhido e reaproveitado para produção de novos materiais, “dentro dos princípios da economia circular”.

“O projeto pretende contribuir para a promoção da literacia oceânica e a consciencialização ambiental. Assim, além da «Air Station», o projeto tem outras três vertentes: a Parley Ocean School, o Centro de Interpretação e o Centro Interativo” refere em comunicado enviado pelo município.

A Parley Ocean School pretende promover a “educação e inspiração de uma nova classe de embaixadores da juventude para o movimento em causa, combinando a consciencialização, a exploração e o ativismo”.

Já o Centro de Interpretação permitirá a realização de atividades e eventos que estimulem a troca e a partilha de conhecimento sobre a sustentabilidade marinha e os valores geológicos da Praia de Lavadores.

E por fim o Centro Interativo pretende envolver os cidadãos no compromisso da sustentabilidade e promover uma relação próxima com a vida oceânica, oferecendo a todos os visitantes a possibilidade de uma experiência de mergulho visual.

O memorado foi assinado no passado sábado numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do vice-almirante Gouveia e Melo.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes