PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia: sugestões culturais

Gaia: sugestões culturais
Viajar pelas tradições de natal

Concertos, sessões de cinema, exposições diversas, visitas guiadas e lançamentos de livros são algumas propostas do pelouro da Cultura da autarquia de Vila Nova de Gaia para as próximas semanas, numa altura em que a agenda cultural surge intensamente marcada pela dinâmica natalícia. Nestes dias frios – que convidam a confortáveis serões à lareira – não faltarão motivos para sair de casa.

O nascimento de Cristo estará em destaque já este sábado, dia 14, na Igreja de Canidelo, com uma sessão de Cantares ao Menino, agendada para as 15 horas, que contará com a participação de vários coros como o da Escola de Música da Associação Recreativa Canidelense, o da Capela de S. Pedro de Lavadores, do Rancho Folclórico local e da Escola Secundária Inês de Castro. Mais tarde, às 21h30, serão a Igreja de Arcozelo, o Mosteiro de Grijó, o Auditório de Mafamude e a Igreja Matriz de Sandim a abrir as portas ao Natal, com concertos protagonizados por diferentes coletividades que prometem afinar as vozes em torno do “menino nas palhinhas deitado”.

natal_gaia4Mas sábado será também um dia de teatro, com mais uma performance do Encontro Plebeus 2013, que decorrerá na Associação Recreativa Os Plebeus Avintenses, mostrando ao público “Um dia dos nossos dias”, pelo Cale Estúdio de Teatro de Jorge Geraldo. A começar o dia, entre as 10 e as 12 horas, os gaienses são convidados a assistir a uma observação de aves selvagens, na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, onde estará um técnico com telescópio a ajudar a identificar as espécies. Ainda no dia 14, será inaugurada a exposição “Natal de Jornal – A quadra natalícia através d’O Comércio do Porto (1854-2004), no Arquivo Municipal Sophia de Melo Breyner, com a apresentação de todas as “manchas gráficas” exibidas no dia de Natal por este periódico ao longo da sua existência.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A pensar nos mais novos, na segunda-feira, dia 16, entre as 9 e as 17h30, haverá Oficinas de Inverno no Parque Biológico de Gaia, que funcionarão como espaços lúdicos e educativos criados para “fazer o gosto” à pequenada. Da parte da tarde, das 14h30 às 17h30, a Biblioteca Municipal de Gaia também estará aberta aos miúdos dos 6 aos 9 anos, com um conjunto de atividades inspiradas nesta época festiva. Terça e quarta-feira serão dias dedicados à sétima arte, com a exibição do filme “Epic – O Reino Secreto” em sessões marcadas para as 15h30 e as 21h30, no Auditório Municipal de Gaia. Realizada por Chris Wedge, a película, que conta com as vozes de Fernando Alvim, Ricardo de Sá e Rui Reininho, pode ser vista gratuitamente por aposentados, portadores do passaporte cultural e espectadores com mais de 65 anos. Ainda para arrancar gargalhadas aos mais pequenos, na terça-feira, pelas 15h30, o Pai Natal vai à Casa Barbot explicar o verdadeiro sentido do Jõulud (natal em finlandês).

natal_gaia2Na sexta-feira, a dança será o principal ingrediente da programação cultural, com uma gala que arrancará às 21h30 no Auditório Municipal de Gaia, contando com a presença da Tuna Musical de St.ª Marinha. No dia seguinte, 21 de dezembro, o pelouro da Cultura convida os cidadãos a assistirem a uma anilhagem científica de aves selvagens, das 10 às 12h, no Parque Biológico de Gaia. Os visitantes do espaço poderão, assim, participar nesta atividade, inserida no percurso de descoberta da natureza. Mais tarde, às 15 e às 17h30, a Casa Barbot acolherá a apresentação de dois livros: “No Eco dos Sentidos”, de Joaquim Moreira, e “Tamara, a História do Céu e da Terra”, de João Perestrelo, respetivamente. E como a cultura também se encontra nas próprias vivências do dia a dia, entre as 10 e as 12h30, haverá, no Parque da Lavandeira, em Oliveira do Douro, a feira “As mulheres do campo vêm à vila”, que privilegia a venda de legumes sem pesticidas. A fechar as ações agendadas para este sábado está o encerramento do Encontro de Teatro Plebeus 2013, com “O Destino morreu de repente”, às 21h45, na Associação Recreativa “Os Plebeus Avintenses”.

No domingo (dia 22), a música voltará a estar em destaque em dois momentos: num Concerto de Natal que decorrerá às 15h no Espaço Corpus Christi, com a assinatura da Associação Recreativa e Cultural de Serzedo, e ainda em “O Natal e a Música”, pelas 18h na Igreja Matriz de Gulpilhares, protagonizado pelo Coral de Gulpilhares. Para os apaixonados pela área da pintura, na tarde de segunda-feira haverá um workshop de “Pintura de Presépios”, entre as 14h30 e as 17h30, na Associação de Artesãos Faz e Serás Mestre, em Mafamude. Para a véspera de natal (terça-feira), a agenda da autarquia gaiense convida os cidadãos a participarem numa sessão de Tai Chi, logo pela manhã, às 9h30, no Parque da Lavandeira. Depois, a 25 de dezembro, o desafio será outro: o de alinharem em mais uma edição do “Yoga no Parque”, pelas 9h45, no mesmo local.

natal_gaia3O cinema voltará “à ação” na sexta-feira e no sábado (dias 27 e 28 de dezembro), com a exibição do filme “Dou-lhes um ano”, que tem sessões agendadas para as 15h30 e as 21h30, no Cine Teatro Eduardo Brazão, em Valadares. Ainda na sexta-feira, a Casa Barbot receberá a apresentação do livro “Poesia Brava”, de Frederico D’Almeida. Para terminar 2013 “em beleza” e começar 2014 em folia, à contagem decrescente do último minuto do ano, “Os Persistentes” vão cumprir a tradição do primeiro banho de mar, mantida há 52 anos. Se o frio bater a coragem de seguir à risca o habitual mergulho, há sempre a opção de se deslocar à praia do Senhor da Pedra com uma garrafa de champanhe para assistir ao “ritual” e brindar a um novo recomeço.

Texto: Mariana Albuquerque  |  Fotos: facebook.com/pages/Gaia-%C3%A9-Cultura/204340923480?fref=ts

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce