CIN - Branco Perfeito

Gaia reforça capacidade operacional dos Bombeiros Sapadores

Gaia reforça capacidade operacional dos Bombeiros Sapadores

A equipa de Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia conta já com uma plataforma elevatória/escada magirus de 45 metros e um novo veículo ligeiro de combate a incêndio.

Segundo explica a autarquia, a plataforma elevatória Bronto Skylift FL45XR foi construída por uma empresa finlandesa e estará no terreno nas próximas semanas, uma vez que ainda é necessário garantir a formação da equipa. “Este novo veículo atinge 45 metros de altura, permite um alcance horizontal até 23 metros, sendo que uma das suas grandes potencialidades é o facto de ter capacidade para efetuar trabalhos até sete metros abaixo do nível do veículo. Está também equipado com uma bomba de incêndio. O cesto tem capacidade para transportar cinco operacionais, a maca de uma ambulância ou uma cadeira de rodas. Tem, ainda, uma câmara que permite fazer reconhecimento de edifícios”, descreveu Vítor Primo, diretor municipal dos Bombeiros Sapadores e Proteção Civil.

Já o veículo ligeiro de combate a incêndios tem capacidade para mil litros de água, podendo ser usado em incêndios rurais, florestais e urbanos. “Ao longo deste projeto, tivemos a preocupação de querer ter um veículo relativamente estreito e que pudesse circular nas ruas do centro histórico, garantindo uma intervenção com eficácia”, afirmou o comandante.

As duas aquisições da Câmara Municipal de Gaia foram entregues no passado dia 19 de setembro.

Falando da plataforma elevatória, o presidente da autarquia assumiu: “São, talvez, dos 700 mil euros que eu mais me orgulho de investir, porque é uma daquelas opções em que dizemos que temos um equipamento de grande qualidade, que vai servir todo o concelho e que, na lógica da cooperação de que temos beneficiado, também poderá servir os nossos vizinhos, se eles precisarem. Mas, além disso, é também um orgulho, porque é um dinheiro que é bem gasto”.

Eduardo Vítor Rodrigues adiantou ainda que, a partir do dia 28 de setembro, existirá um piquete da Polícia Municipal e dos Bombeiros Sapadores na beira-rio. “É uma zona onde não chega facilmente uma viatura e onde, ao mesmo tempo, sediaremos um barco de socorro para que possamos, a partir daí, ajudar rapidamente quem mais precisar, cumprindo também uma lacuna naquela área, que é a ausência de uma polícia específica para o turismo. E a nossa Polícia Municipal, devidamente formada e habilitada, vai conseguir cumprir essa missão, dando tranquilidade a quem nos visita e a quem lá mora, iniciando um projeto que quero acreditar que seja bom, mas, como todos os projetos-piloto, vai ter que ser avaliado”, descreveu o autarca.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes