PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Gaia: reabilitação do Centro Histórico é uma prioridade da autarquia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A autarquia firmou um protocolo com a Universidade Lusófona destinado a analisar os mecanismos de prevenção e de proteção do centro histórico face a riscos urbanos.

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, reiterou que a reabilitação do Centro Histórico é uma das prioridades para o próximo Quadro Comunitário de Apoio. O autarca falava à Lusa, à margem das jornadas “Reabilitação Urbana Gaia 2014”. “Por outro lado, está em curso a definição das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), ou seja, pequenos territórios que vão ser intervencionados com projetos próprios e financiados no âmbito do quadro comunitário”, esclareceu.
Segundo referiu, “no quadro desta reabilitação urbana há uma prioridade específica para o centro histórico”, onde se enquadra um memorando de entendimento que foi assinado, no passado sábado, pela autarquia e pela Universidade Lusófona, voltado para a implementação de um estudo sobre perceção de segurança pelos turistas no centro histórico do município. “Faremos deste protocolo um instrumento para elaborar um estudo sobre os mecanismos de prevenção e de proteção do centro histórico face a riscos urbanos, desde incêndios até à mera degradação das condições de habitação”, explicou.
Além do centro histórico de Gaia, há já outras áreas prioritárias no processo de reabilitação urbana, nomeadamente o “eixo das encostas do Douro, a zona da frente ribeirinha, o eixo definido pela antiga Estrada Nacional 1, que se foi degradando ao longo dos anos e a própria EN222, sobretudo na zona mais interior do concelho, com uma malha urbana muito frágil”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil