Se é fotógrafo profissional ou amador ou, simplesmente, gostava de se aventurar pelo mundo da fotografia, então este concurso é para si: a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está à procura de “fotografias originais e inéditas” do concelho, que pretendem retratar “o momento atual vivido em todo o mundo”.
“Sem ser necessariamente o foco do concurso, a normalidade da cidade já é fruto dos constrangimentos provocados pela pandemia, pelo que as imagens poderão captar este momento singular da nossa história coletiva”, explicou a autarquia, em comunicado.
As fotografias irão, posteriormente, dar origem à publicação de um livro, sendo que as seis melhores serão premiadas com um valor monetário de 2.500 euros e distribuídas pelos mupis do concelho.
De acordo com o município, a atribuição dos prémios será feita em duas categorias distintas – menores de 25 anos e restantes faixas etárias. O objetivo é “envolver os jovens e captar a forma como percecionam a cidade”, aponta.
Os interessados em candidatar-se a este concurso fotográfico devem fazê-lo a partir de 1 de fevereiro, através do e-mail [email protected]. Devem ser enviados “ficheiros emrgbou em escalas de cinza, com um máximo de 5000 pixels no lado maior, resolução de 300 dpi, em formatojpgoutiff”.
“Apenas serão admitidas fotografias originais e inéditas, cujos direitos sejam detidos pelos candidatos e que não tenham sido submetidas, premiadas ou editadas anteriormente no âmbito de outro projeto ou concurso”, alerta o município de Gaia sublinhando que não há restrições à participação, desde que realizada a “título individual”.
As candidaturas podem ser submetidas até 31 de março.