Sabor do mês PD - peixe

Gaia prevê assinar protocolo para projeto da Linha do Norte

Gaia prevê assinar protocolo para projeto da Linha do Norte

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia espera celebrar, até ao final deste mês, um protocolo com a Infraestruturas de Portugal (IP) e o Ministério das Infraestruturas para estudar possíveis alterações à obra na Linha do Norte.

Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Lusa, afirmou, no final da reunião do executivo municipal, que “o protocolo a celebrar entre o município, a IP e o senhor ministro das Infraestruturas deverá ser celebrado até ao final do mês e, nesse mesmo protocolo, ficará expresso o compromisso de se avaliar possíveis alterações à obra e executá-las”.

Trata-se do projeto que a IP tem vindo a implementar ao longo do troço ferroviário da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia, que inclui a reformulação de apeadeiros, colocação de separações acústicas e construção de passagens pedonais superiores para substituir as atuais.

O autarca frisou que o objetivo do protocolo “é lançar um projeto de reinserção urbanística que permita perceber o que é e não é possível alterar, vinculando a essa solução as entidades envolvidas”, refere a agência de notícias. No entanto, salientou que as possíveis alterações só poderão ser feitas no final das obras estarem concluídas.

Segundo a Lusa, “além da polémica relacionada com a construção de passagens superiores e de muros nas zonas da Granja e na Aguda”, está também em causa a “construção de uma passagem superior na Madalena, que poderá levar à demolição de um mirante do século XIX”.

A demolição deste mirante, classificado pelo historiador de arte Francisco Queiroz como um “dos melhores exemplares no país” e “um exemplo paradigmático de uma tipologia de arquitetura específica de uma época”, está prevista para este mês.

Contudo, Eduardo Vítor Rodrigues considera que o mirante tem de ser preservado e, se não for naquele local, noutro, acrescentando que está disponível “para ajudar financeiramente a Misericórdia, proprietária do mirante, a traslada-lo”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes