PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia prepara plano de deteção das necessidades dos idosos

Gaia prepara plano de deteção das necessidades dos idosos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O protocolo entre a Câmara de Gaia, a empresa municipal Gaiurb e o Instituto de Serviço Social do Porto foi assinado esta quarta-feira e prevê que 35 alunos do curso de Gerontologia Social realizem um estágio de um ano em Gaia, onde terão oportunidade de recolher informação junto da população idosa e criar uma base de dados.

Promover o “envelhecimento digno, ativo e com qualidade” é o objetivo do Plano Gerontológico Concelhio, assente num diagnóstico social feito pelo instituto parceiro da autarquia local. O presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, estima que seja “um diagnóstico importante sobre a realidade do concelho no que concerne à terceira idade”. “A informação a este respeito é escassa e precisamos de informação mais atualizada [para] que, a partir daí, seja possível desenhar um conjunto de intervenções na área da gerontologia”, frisou.
Através deste projeto pretende-se perceber a distribuição da população idosa pelas diferentes freguesias e equipamentos sociais do concelho, detetando as necessidades mais imediatas. Durante a recolha dos dados, espera-se também que sejam identificadas todas as situações de isolamento e exclusão social de idosos, bem como difundir práticas de participação social e cívica. O Plano Gerontológico Concelhio, para vigorar entre 2017 e 2021, prevê ainda que sejam disseminados os resultados do estudo e a promovidas as “estratégias conducentes a um envelhecimento socialmente integrado”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem