CMPorto

Gaia: Pescadores da Aguda homenageados com escultura

Gaia: Pescadores da Aguda homenageados com escultura

Os pescadores da Aguda foram homenageados com uma escultura, intitulada «Pesca da Mugiganga», que agora já pode ser apreciada por todos, em frente à Estação Litoral da Aguda.

A inauguração da obra contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, do presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos Rodrigues, e do responsável da Estação Litoral da Aguda, Mike Weber.

Mike Weber explicou que o processo de criação desta escultura, que passou por altos e baixos, e contou com o contributo de diversas pessoas. “A mugiganga é uma arte centenária, com muitas origens na praia da Aguda e, por isso, foi fundamental o contributo dos pescadores desta zona”, referiu o responsável.

Por outro lado, o presidente da autarquia salientou a pertinência, cada vez mais atual, de preservar as memórias coletivas e os símbolos que caracterizam uma comunidade. “É bom que quando alguém passar pela escultura se lembre das centenas de pessoas que ao longo de muitas décadas fizeram das «tripas coração» para, com sol, chuva ou tempestade, ir ao mar buscar o peixe para colocarmos na mesa. Hoje continua a ser assim. Com pesca mais artesanal ou não, os pescadores continuam a correr riscos. Esta é, também por isso, uma forma de fazer uma homenagem a todos”, sublinhou.

Referir que a mugiganga é um tipo de pesca que envolvia menos meios, utilizando-se pequenos barcos, as bateiras, que se dedicavam, essencialmente, à captura de espécies como camarões, fanecas pequenas e caranguejo.

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem