PUB
Santander Saúde

Gaia moderniza e adapta Biblioteca Municipal. Intervenção deverá estar concluída em novembro.

Gaia moderniza e adapta Biblioteca Municipal. Intervenção deverá estar concluída em novembro.

As obras de requalificação da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, na freguesia de Mafamude, decorrem a bom ritmo e deverão estar concluídas já em novembro próximo, confirmou esta sexta-feira a Câmara Municipal. 

A intervenção resulta de um investimento autárquico de cerca de 1,3 milhões de euros. O objetivo é transformar o edifício num “equipamento mais moderno e adaptado às exigências de novos tipos de públicos”, incluindo-se, assim, no plano do município de “revitalizar esta zona do concelho”. 

“Ao nível da segurança interna, serão introduzidas duas novas escadas e um elevador, uma nova saída de emergência e portas corta-fogo”, sublinha o município, adiantando que, de forma a tornar o equipamento “mais moderno e tecnologicamente atualizado”, será criado um sistema de identificação digital de livros e espólio interno.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Paralelamente, está também “prevista uma possível expansão do espaço do piso rés-do-chão para o exterior”, que pretende “reforçar o papel da biblioteca num âmbito mais lúdico-intelectual, com a possibilidade de realização de projetos educativos e culturais ao ar livre”. 

Citado na nota divulgada, o presidente da autarquia destaca a importância de “olhar para o passo” daquela que é uma das “maiores instituições do concelho”, criada em 1933, sem esquecer a necessidade de pensar no futuro. “É de vital importância projetar o futuro, assegurando uma herança e garantindo que as gerações vindouras possam usufruir de um espaço de desenvolvimento e de captação de diferentes públicos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues. 

Recorde-se que o edifício onde, atualmente, está a Biblioteca Municipal de Gaia abriu, pela primeira vez, ao público em 1979. 

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem