PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia leva mais de 200 alunos à Universidade Júnior do Porto

Gaia leva mais de 200 alunos à Universidade Júnior do Porto

Mérito escolar e carência económica foram os critérios utilizados na atribuição das bolsas, que incluem o curso e a alimentação do dia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mais de duas centenas de alunos de Vila Nova de Gaia receberam esta quinta-feira o “passaporte” de acesso aos cursos de verão da Universidade Júnior do Porto, que poderão frequentar a partir de julho. A atribuição de bolsas – que abrange alunos dos ensinos básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário (até ao 11.º ano) – foi baseada em dois critérios: mérito escolar e carência económica.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia local, trata-se de um programa importante “pela oportunidade que representa para muitos jovens de terem um contacto prévio com a universidade e pelo efeito de indução da motivação para que o percurso escolar seja seguido até à universidade”. O autarca socialista lamentou ainda “o processo de demolição do papel da escola pública e da educação na formação de pessoas com valores éticos e princípios de cidadania a que se tem assistido”, lembrando que “a escola é, provavelmente, a mais importante instituição de mudança social e de mobilidade social ascendente que as famílias têm ao seu dispor”.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3