Santander Escolhas 2

Gaia lança programa para reforçar voluntariado

Gaia lança programa para reforçar voluntariado

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai avançar com o «Programa Gaia Jovem+», um projeto de voluntariado jovem que visa “proporcionar aos gaienses, com idades entre os 14 e os 25 anos, oportunidades de ocupação de tempos livres e de exploração vocacional e profissional”.

Através deste programa a autarquia pretende “promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências”, lê-se no portal de noticias.

A participação juvenil na vida da comunidade será, assim, desenvolvida “através de projetos que desenvolvam uma cidadania ativa, envolvendo os agrupamentos escolares e outras instituições de ensino, e implementando projetos que contribuam para a prevenção de comportamentos de risco nos jovens, promovendo, assim, o desenvolvimento pessoal e uma adequada integração na vida económica, social e cultural”.

O município gaiense explica que, “mediante trabalho voluntário de curta duração, os jovens envolvem-se em projetos e eventos desenvolvidos diretamente ou em parceria pelos serviços da Câmara Municipal de Gaia”.

As atividades serão pontuais envolvendo diversas áreas tais como o ambiente, saúde, educação, ação social, desporto, cultura, urbanismo, comunicação, entre outros. Além destas poderão existir também módulos complementares de formação e acompanhamento destinados a membros da Bolsa de Voluntariado Gaia Jovem+.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal