PUB
CMPorto

Gaia já tem aval do TdC para empréstimo de 10 milhões de euros

Gaia já tem aval do TdC para empréstimo de 10 milhões de euros

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia revelou esta segunda-feira, durante a reunião do executivo, ter recebido o visto do Tribunal de Contas (TdC) para um empréstimo de 10 milhões de euros que será aplicado em medidas sociais e investimentos.

“A câmara recebeu na semana passada o visto para o empréstimo de 10 milhões de euros solicitado em 2019”, avançou Eduardo Vítor Rodrigues, segundo a agência Lusa, explicando que o propósito é o de “libertar as despesas correntes da câmara e, com o empréstimo, pagar investimentos que têm alguma prioridade, como a fase final do Parque de Sampaio, Zona Industrial da Rainha, a Estufa da Lavandeira, investimentos muito seletivos, mas caros”.

O objetivo não é “financiar os investimentos”, frisou o autarca, explicando que o empréstimo vai permitir ao executivo “alocar às despesas correntes dinheiro que iria ser gasto nos investimentos e que agora vai ser pago pelo empréstimo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Na verdade, o que eu ganhei foi para 2020 e 2021, dez milhões de potencial utilização em medidas sociais porque agora posso financiar os investimentos com um empréstimo e essa é, de momento, a minha prioridade. Não adianta estar a falar de obras e as pessoas a passarem mal lá fora”, salientou.

Eduardo Vítor Rodrigues explicou ainda que “a câmara não pode pedir um empréstimo para correntes, apoio social e educação, mas podendo pedir para capital, se o empréstimo vier eu depois desvio a verba de capital que estava alocada para investimentos para correntes e uso o dinheiro para pagar os investimentos”.

Desde o início da pandemia, disse o autarca, citado pelo Notícias ao Minuto, “só de pedidos a apoio de renda são 300 as pessoas e de ação social uns milhares”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem