Natal PD

Gaia irá substituir luminárias de 5 mil ruas

Gaia irá substituir luminárias de 5 mil ruas

Desde dia 23 de julho que a Câmara Municipal de Gaia iniciou uma operação de substituição de todas as luminárias no concelho por iluminações com tecnologia LED de última geração, permitindo uma maior eficiência luminosa e um consumo energético consideravelmente inferior.

O arranque desta operação teve lugar no Jardim da Mouta, em Perosinho e pretendem que a substituição da iluminação pública chegue a cinco mil ruas por todo o concelho.

Esta ação além de reduzir o valor a pagar, também assegura ainda um contributo considerável no sentido da diminuição do impacto ambiental.

Em termos concretos, estima-se que a redução do consumo de energia seja de aproximadamente 78%, passando para cerca de 5.900.000,00 KW, com um valor inferior a um milhão de euros anuais.

A Câmara Municipal pretende garantir os níveis de luminosidade necessários e suficientes nos vários arruamentos, praças, jardins e espaços públicos, de forma a contribuir para a segurança e bem-estar de todos.

Sendo Vila Nova de Gaia o terceiro maior concelho em Portugal, e o custo da energia está diretamente relacionado com o tamanho das áreas geográficas e das suas várias componentes, este passo já permite antecipar o peso que a iluminação pública tem no orçamento anual da Câmara Municipal.

Atualmente, o consumo de energia com iluminação pública é de cerca de 27.000.000,00 KW, com um valor próximo dos quatro milhões de euros anuais.

Fotografia: CM Gaia

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal