PUB
Philips S9000

Gaia investe mais de dois milhões na reformulação do nó de Santo Ovídio

Gaia investe mais de dois milhões na reformulação do nó de Santo Ovídio

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem em curso a obra de reformulação do nó de Santo Ovídio, que contempla a construção da nova rotunda norte e que, segundo acaba de revelar, está a avançar a bom ritmo.

A empreitada em causa, recorde-se, surgiu no âmbito do “objetivo estratégico” traçado pela autarquia de “estender o centro da cidade para sul e tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido”.

Em comunicado, o município liderado por Eduardo Vítor Rodrigues explica que a obra, orçada em mais de 2,2 milhões de euros, visa a “remodelação da metade norte deste nó, assim como a substituição da ligação provisória entre a rotunda sul e a rua Laborim de Baixo, dando início à futura avenida até ao mar, que já tem um troço em execução na freguesia da Madalena”.

Adicionamento, foi também incluído o “desvio de uma linha de água com o prolongamento de uma passagem hidráulica existente numa extensão aproximada de 75 metros”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo adianta, através desta intervenção será possível “colmatar dois dos maiores desafios ao nível da mobilidade do centro urbano de Gaia”. “Por um lado, a nova rotunda vai permitir o acesso à Ponte da Arrábida, evitando o acesso automóvel à atual rotunda de Santo Ovídio. Por outro lado, e como já referido, este será o primeiro troço da avenida até ao mar, com uma nova saída para Laborim de Baixo”, lê-se no comunicado divulgado.

“A barreira formada pela A1” terá sido, desde o início, um “obstáculo à concretização deste plano que revolucionaria a mobilidade no concelho”, observa a autarquia, acrescentando que as circunstâncias atuais mudaram os paradigmas, razão pela qual foi decidido o avanço da obra.

“Com mais de cinquenta anos, este nó mantém as suas características geométricas inalteradas desde que foi executado o primeiro troço da A1, associado à construção da Ponte da Arrábida”, completa.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem