
No último sábado, o município de Vila Nova de Gaia inaugurou a primeira fase da reabilitação do posto da GNR dos Carvalhos, um “passo importante”, de acordo com o presidente da Câmara Municipal que permitirá dar a esta força de segurança “mais dignidade e melhores condições para o cumprimento do trabalho em prol dos cidadãos”.
Trata-se de uma “nova fase para o Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia e Posto Territorial da GNR dos Carvalhos”, lê-se no portal de notícias da autarquia, que propôs a requalificação de uma parte das instalações do Lar Juvenil dos Carvalhos. O objetivo principal foi “acolher, de forma provisória e mais digna, esta estrutura”.
“Em boa hora o município de Gaia apresentou-nos a alternativa de propor o Lar Juvenil dos Carvalhos para a instalação dos militares da GNR num novo e adequado espaço. É uma solução transitória, mas com condições dignas para estes homens e mulheres, com responsabilidades na segurança de pessoas e bens da cidade”, destacou Antero Luís, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, durante a inauguração das instalações reabilitadas.
De acordo com o responsável, o espaço, intervencionado pelo município com o acompanhamento técnico da GNR, permitiu criar “boas condições enquanto decorrem os trabalhos preparatórios para o concurso público para a reabilitação integral do quartel”.
Para a autarquia, as instalações do Destacamento Territorial de Vila Nova de Gaia e do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana dos Carvalhos não apresentam as “condições condizentes com a missão desta força de segurança”, pelo que é objetivo do executivo de Eduardo Vítor Rodrigues criar “instalações adequadas ao desempenho da missão policial”, de forma a “garantir a segurança e tranquilidade dos munícipes”.