O “Jardim Sensorial” que, desde junho de 2023, estava a ser construído no Solar Condes de Resende, em Vila Nova de Gaia, vai ser inaugurado esta sexta-feira, 12 de janeiro.
Em causa, recorde-se, está o projeto vencedor do GOP+Jovem 2020, da autoria de Érica Moreira, que promete “despertar os cinco sentidos do corpo humano, através das diferentes texturas das plantas e do solo, dos sons da água, dos pássaros, do vento, das folhas e flores, das suas cores e cheiros, num regresso ao nosso «eu primitivo»”.
De acordo com informações avançadas pela autarquia, a empreitada, a cargo do horto “Flor do Penedo”, envolve um investimento de 46.500 euros e incluiu a “reabilitação de um espaço público existente e sem função, numa área ajardinada, cuja vegetação e restantes elementos foram pensados para estimular o sistema sensorial humano”.
O município gaiense acredita que a obra será uma “mais-valia” para o concelho e para o Solar Condes de Resende, enquanto “infraestrutura cultural, que é, assim, complementado por um novo espaço verde com uma vertente pedagógica e ambiental”.