PUB
Santander3

Gaia inaugura estátua em homenagem aos 50 anos do 25 de abril

Gaia inaugura estátua em homenagem aos 50 anos do 25 de abril

O ano de 2024 é especial para todos aqueles que defendem a democracia. Em Portugal, celebram-se os 50 anos do 25 de abril e a Câmara de Gaia celebrou esse mesmo acontecimento. A data ficou imortalizada com a nova estátua do município: chama-se “A energia do 25 de abril”.

A obra de arte é da autoria de Paulo Neves e encontra-se exposta na rotunda norte do Nó de Santo Ovídio. A cerimónia de inauguração foi realizada no dia 30 de março, sábado, e marcou o arranque das celebrações no concelho.

No entender do presidente da Câmara de Gaia, este marco representa a importância de uma data importante para o país. O próprio destaca, ainda, o papel de Gaia, enquanto agente fomentador da liberdade.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, foi “uma forma simbólica de arrancar com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Gaia, que queremos prolongadas e estruturadas, porque não se trata de um ano qualquer. Este é o ano do cinquentenário, em que municípios como Vila Nova de Gaia, que têm uma ampla tradição de combate à ditadura e de defesa da Liberdade, têm responsabilidades adicionais” (via Câmara de Gaia).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nas palavras proferidas pelo presidente, houve ainda tempo para agradecer ao artista Paulo Neves, “pela inspiração com que se dedicou a Vila Nova de Gaia”.

Lisonjeado pelos elogios de Eduardo Vítor Rodrigues, o artista destacou o grande desafio que foi a conceção do monumento. “O 25 de Abril tem a ver com a energia que havia na altura, com o ambiente que se criou, que eu tentei representar desta maneira”, explica Paulo Neves.

Ainda faltam alguns dias para o 25 de abril, mas em Gaia já se celebra a Revolução dos Cravos, que tanto fez pela liberdade de expressão, tal como a conhecemos hoje.

Fotografia: C.M.V.N.Gaia

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem