
No passado domingo, 20 de junho, data em que se assinalou o Dia do Município, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, inaugurou o renovado auditório da Assembleia Municipal. Apelidado de “Auditório Manuel Menezes de Figueiredo”, o espaço homenageia “um dos nomes maiores da política local”.
“É uma evocação da liberdade, da honestidade e da democracia”, sublinhou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.
De acordo com o município, o objetivo principal da requalificação foi “dotar o espaço de condições de conforto e funcionalidade”. Para isso, foi remodelada a entrada do auditório, “orientando-o para um melhor aproveitamento da área para a realização de exposições”, construído um “novo hall para o público que assiste às assembleias municipais” e remodelados dos “gabinetes de apoio”.
Com esta intervenção, passa a ser possível o “alargamento das valências existentes, com a possibilidade de realização de seminários, conferências, pequenos congressos, ações de formação, entre outros eventos de caráter idêntico, abrindo espaço à comunidade e às instituições do concelho”. Trata-se de uma “nova fase no funcionamento deste órgão deliberativo do município”, assegura a Câmara Municipal.
Em causa esteve um investimento municipal próximo dos 900 mil euros, justificado pela necessidade de “diversas obras de reabilitação e adaptação a novas necessidades”.
De referir que o edifício onde está instalada a Assembleia Municipal de Gaia foi construído no início da década de 1990 e alberga, além do auditório, serviços técnicos da autarquia.
Foto: CM Gaia