PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia implementa “Zonas 30 | Kiss & Go” em escolas do concelho

Gaia implementa “Zonas 30 | Kiss & Go” em escolas do concelho

A partir de segunda-feira, dia 13 de fevereiro, será implementado o projeto “Zonas 30 | Kiss & Go” que visa promover a segurança dos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia e evitar constrangimentos no trânsito nas áreas de proximidade.

Após um inquérito realizado junto dos residentes do Quarteirão do Cedro, em Mafamude, os mesmos revelaram preocupações com os “veículos em excesso de velocidade” e os condicionamentos causados pelo “transporte dos alunos à Escola Básica do Cedro”.

A fim de dar resposta às necessidades dos munícipes, a Câmara de Vila Nova de Gaia lançou o projeto-piloto, inserido no programa “Meu bairro, minha rua”, que prevê a “criação de zonas de entrada e saída dos alunos e na alteração dos limites de velocidade”.

“Neste sentido, com a criação de uma zona 30, onde a circulação automóvel não pode exceder os 30km/h, pretende-se melhorar a segurança pedonal dos moradores e utilizadores do espaço público, promover a vivência urbana do bairro e aumentar a consciencialização para as temáticas da mobilidade e descarbonização”, lê-se no comunicado oficial enviado à VIVA!. Relativamente à área “Kiss & Go”, o objetivo é “melhorar as condições para os encarregados de educação deixarem os alunos junto à entrada da escola, de forma rápida e segura, permitindo uma maior fluidez na circulação automóvel na zona”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Existe, contudo, uma regra fundamental para a utilização desta zona: só é possível parar “pelo tempo estritamente necessário para a tomada e largada de alunos” na área delimitada e sinalizada, pelo que, assim que possível, deverá retomar a viagem e “disponibilizar o local para os restantes encarregados de educação”.

A escola básica do Cedro será a primeira a implementar esta medida, seguindo-se outros estabelecimentos de ensino do concelho, “nomeadamente a EB Joaquim Nicolau de Almeida e a escola secundária Almeida Garrett, ainda durante o mês de fevereiro e início do mês de março”.

As ações iniciam já na próxima segunda-feira, onde serão distribuídos panfletos informativos pelos residentes do quarteirão do Cedro, entre as 9h30 e 11h00. No mesmo dia, acontece ainda uma sessão de “esclarecimento”, na qual será entregue um questionário, que deve ser respondido por alunos e pais, como forma de consciencialização do projeto.

A partir de terça-feira, e até sexta-feira, dia 17, entre as 9h00 e as 10h30, decorrerão ações de sensibilização no exterior da escola, “com a presença de agentes da Polícia Municipal”. Nestas, os alunos, acompanhados pelo professor, “deslocar-se-ão às zonas ‘Kiss & Go’ e colocarão um balão e uma brochura nos carros que se encontrarem em incumprimento”.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem