RECHEIO 50 ANOS

Gaia implementa Observatório da Pessoa Idosa

Gaia implementa Observatório da Pessoa Idosa

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia está a promover no concelho o Observatório da Pessoa Idosa, um projeto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que está a ser implementado nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de cariz social.

Em comunicado, a autarquia explica que se trata de um projeto que avalia, monitoriza e melhora os parâmetros relacionados com a fragilidade, a função física e cognitiva e a funcionalidade diária.

O Observatório da Pessoa Idosa destina-se à população com idade igual ou superior a 65 anos, residente em lar. Até ao momento, já foram avaliados cem residentes, tendo 42 sido considerados “elegíveis para participar na segunda fase”, que consiste na “implementação de um programa de exercício físico adaptado e estruturado”.

Entre os principais benefícios do projeto para os utentes, está a prevenção do “estado de fragilidade”, acautelando a prevenção de quedas, incapacidade, hospitalização e morte precoce, e a identificação do “perfil de necessidades de cada utente, permitindo o desenho de um plano de atividades e intervenções”.

Adicionalmente, em colaboração com o curso de nutrição da Escola Superior de Biotecnologia, o município adianta que será “delineado um plano de acompanhamento nutricional a todos os utentes que participam no programa”, independentemente de serem elegíveis ou não para todas as fases.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal