PUB
CIN - Branco Perfeito

Gaia, Gondomar e Santa Maria da Feira apresentam candidatura das Encostas Metropolitanas do Douro ao NORTE 2020

Gaia, Gondomar e Santa Maria da Feira apresentam candidatura das Encostas Metropolitanas do Douro ao NORTE 2020
Com vista a promover a valorização da excelência do património cultural e natural de cerca de 30 quilómetros de frente ribeirinha do rio Douro – um corredor ecológico com um notável valor cénico no contexto metropolitano –, os municípios de Vila Nova de Gaia, Gondomar e Santa Maria da Feira assinaram um acordo de parceria com vista ao desenvolvimento de um projeto comum de conservação, promoção e desenvolvimento das “Encostas Metropolitanas do Douro”, tendo já apresentado uma candidatura conjunta ao NORTE 2020.
Este projeto abrange as frentes fluviais do Douro, estendendo-se desde a Ponte Maria Pia até ao limite administrativo nascente dos concelhos de Gondomar e Santa Maria da Feira, abrangendo uma área de aproximadamente 3.688 hectares (município de Vila Nova de Gaia – 34%; município de Gondomar – 62%; município de Santa Maria da Feira – 4%) e pretende distinguir os recursos naturais e culturais das margens do rio Douro.

Este projeto conjunto surge num contexto de reconhecimento generalizado da presença de importantes ativos ambientais, paisagístico e económicos diferenciadores neste território. Estes englobam os recursos naturais e culturais e marcantes valores paisagísticos, constituindo um recurso territorial e turístico da Área Metropolitana do Porto (AMP) ainda por explorar de forma articulada.

É neste contexto de cooperação entre os municípios que a candidatura ao NORTE 2020 se desenvolve, veiculando um conjunto de propostas de ações a sujeitar a financiamento que permitirão aprofundar e articular o conhecimento técnico disperso e desenvolver os estudos técnicos que, posteriormente, suportarão uma proposta de classificação da área como área protegida ao abrigo do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Na prática, a candidatura permitirá financiar um conjunto de estudos técnico-científicos de base, relacionados com as áreas disciplinares da flora, fauna, geologia, paisagem, património e serviços de ecossistemas, que se constituem como elementos fundamentais para a identificação e caracterização da área a classificar como área de Paisagem Protegida, bem como para a definição da estratégia de valorização a adotar. Para além destes objetivos, estes estudos iriam também resultar na produção dos conteúdos científicos a utilizar nas ações de comunicação, divulgação e sensibilização direcionadas para o reforço da visibilidade, interna e externa, como meio de atração de turistas de natureza.
O projeto “Encostas Metropolitana do Douro” conta com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, tendo estas entidades manifestado a sua total disponibilidade para apoiar a sua implementação.

(Natacha Lima Reis – MultiCom / EeT){jcomments on}

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem